top of page
Buscar
Foto do escritorCristiane Loureiro

Condomínio para idosos: vereadora de Blumenau e vice-governadora de SC vão se reunir para falar sobre projeto

Programa beneficia pessoas acima de 60 anos de baixa renda



Está agendado para o dia 9 de agosto, uma reunião entre a vereadora de Blumenau, Cristiane Loureiro (Podemos), e a vice-governadora Marilisa Boehm para conversarem sobre o Projeto Cidade Madura, modelo de condomínio para idosos, que Cristiane visitou na Paraíba no fim do mês de junho. O encontro vai acontecer no Centro Administrativo do governo de SC, em Florianópolis.


Criado em 2014, o Cidade Madura é um condomínio fechado do Estado da Paraíba, desenvolvido por meio da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), que conta com 40 unidades habitacionais, setor de saúde, academia, centro de vivência, redário, espaço para caminhadas e horta comunitária elevada. Os últimos condomínios entregues também contam com energia solar e informática.


O condomínio beneficia pessoas acima de 60 anos de baixa renda –  menos de cinco salários mínimos – que não moram com parentes e que tenham autonomia para fazer suas atividades diárias. Os beneficiados pagam apenas a taxa de luz e água e podem morar o tempo que quiserem ou até morrer.


Condomínio para idosos e as reuniões para mostrar programa


Antes de ir para a Paraíba, Loureiro teve uma reunião com o Sindicato da Indústria de Construção Civil de Blumenau (Sinduscon), e segundo ela, a entidade nunca havia pensado em um projeto assim porque não sabia qual era a probabilidade de procura. “Eles precisariam ter um estudo mais detalhado”, finaliza.


Além dessa reunião, a vereadora também se encontrou com a Coohabit, uma Cooperativa de Habitação para falar sobre o programa.


Na visita a Paraíba, Loureiro conversou com a secretária do Sedh, Pollyanna Dutra sobre o programa. “Levando em consideração as políticas que foram implantadas, a ideia é levar e implantar o Cidade Madura em Blumenau, para que possamos oferecer autonomia, qualidade de vida e bem-estar para as pessoas idosas”.


A vereadora comentou também que a vice-governadora Marilisa Boehm se interessou pelo projeto. Com isso, as duas terão uma reunião para conversar sobre.


Cidade Amiga da Pessoa Idosa


Em 2018, enquanto Cristiane Loureiro era presidente da Pró-Família, Blumenau recebeu o selo Cidade Amiga da Pessoa Idosa. Agora, ela busca implementar o programa Cidade Madura no município.


“Está sendo feito um diagnóstico da população idosa, como se fosse um Censo, e esse Censo vai trazer parâmetros até mesmo para a aplicação de políticas públicas”, comenta.


Via: O Município




7 visualizações0 comentário

Comments


790040

bottom of page